Perspectivas para o enfrentamento do negacionismo científico em livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas tecnologias

Conteúdo do artigo principal

Luciana Carolina Souza Amaro
Maicon Jeferson da Costa Azevedo
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba

Resumo

O artigo analisa como três livros didáticos de Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021 abordam possibilidades de enfrentamento ao negacionismo científico. Tendo estudos dos campos do Currículo e da Educação em Ciências como alicerces teórico-metodológicos, a pesquisa identificou que as obras tendem a apostar no desenvolvimento de práticas argumentativas e na problematização de fake news. Dois dos livros possuem propostas similares para a valorização social da ciência e combate ao negacionismo. Porém, uma das obras apresenta conteúdos mais restritos sobre tais temáticas. Essa discrepância flagra lances de certa disputa pelos currículos escolares, que os livros didáticos materializam, também quando o assunto é o negacionismo científico.

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Como Citar
Amaro , L. C. S., Azevedo, M. J. da C., & Borba , R. C. do N. (2023). Perspectivas para o enfrentamento do negacionismo científico em livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas tecnologias . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 844–864. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1121
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Luciana Carolina Souza Amaro , Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. 

Maicon Jeferson da Costa Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professor/pesquisador - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ( CEFET). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba , Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professor e pesquisador - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, MG - Brasil.

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