História do currículo como história do presente investigando movimentos de produção da docência no projeto fundão Biologia – UFRJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo busca compreender como vem sendo produzidas noções de docência no Projeto Fundão Biologia (PFB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir de uma análise histórica, comparativa e descontínua (PEDRO; FERREIRA, 2020) em três fases do projeto. Considera que a investigação insere-se em um contexto acadêmico e investigativo marcado por disputas sobre conhecimentos considerados importantes e/ou válidos para formar docentes e sobre locais e sujeitos que produzem os mesmos. Em meio aos jogos de saber e poder, a partir da análise das produções sobre o PFB assume-se que vem sendo empreendida noções salvacionistas sobre a educação, articuladas a docência como produtora de conhecimentos e a escola e os professores da educação básica como formadores.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BORGES, Cecília Maria Ferreira; TARDIF, Maurice. Apresentação (dossiê: saberes dos docentes e sua formação). Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 11-26, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NpBT6gcRCDXvXRNFzVv5Njs. Acesso em: 19 fev. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União: Brasília, DF, ano 139, n. 67, p. 31-32, 2002a. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/04/2002&jornal=1&pagina=31&totalArquivos=80. Acesso em: 17 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/₢P 22 de 07 de novembro de 2019, publicado em 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNCC– Formação). 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/022.pdf Acesso em: 19 ago. 2021.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 155-168, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/961 . Acesso em: 20 fev. 2023.
FERREIRA, Marcia Serra. Sobre a experiência de me constituir SBEnBio e na UFRJ. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.15, n. esp., p. 462-469, jul. 2022. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/810 Acesso em: 28 abr. 2023.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v.22, n.2, p. 15-46, jul./dez. 1997. Disponível em: http://goo.gl/5WL8A . Acesso em: 28 abr. 2023.
KIRCHGASLER, K. L. Scientific americans: historicizing the making of difference in early 20th century U.S. science education. In: POPKEWITZ, T.; DIAZ, J.; KIRCHGASLER, C. (eds.), A political sociology of educational knowledge: studies of exclusions and difference. New York: Routledge (p. 87-102). New York: Routledge, 2017.
MOREIRA, Catarina de Cássia; PEREIRA, Beatriz; FERREIRA, Marcia Serra. O tornar-se professor(a) no currículo se ciências: tensionando as teses culturais da BNCC e da BNC-formação. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 1208-1225, dez. 2021. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/moreira-pereira-ferreira.html. Acesso em: 16 fev. 2023.
NÓVOA, António Manuel Seixas Sampaio da. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd. Acesso em: 17 fev. 2023.
PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho; FERREIRA, Marcia Serra. Historicizando as verdades curriculares em tempos de democracia: a alquimia dos conhecimentos geográficos e a fabricação de professores e estudantes no Brasil. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 684-710, 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/pedro-ferreira.html. Acesso em: 15 fev. 2023.
POPKEWITZ, Thomas Stanley. Ciências da educação, escolarização e abjeção: diferença e construção da desigualdade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 77-98, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13115. Acesso em: 15 fev. 2023.
POPKEWITZ, Thomas Stanley. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001. 158 p. Tradução de: Magda França Lopes.
RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 21, p. e35617, 1-39, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/35617. Acesso em: 16 fev. 2023.
SANTOS, André Vitor Fernandes dos; FERREIRA, Marcia Serra. Currículo Nacional Comum: uma questão de qualidade? Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 27-44, 2020. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4554. Acesso em: 15 fev. 2023.
TERRERI, Leticia Serra Lima; FERREIRA, Marcia Serra. Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas ciências biológicas. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 22, n. 51, p. 999-1020, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267. Acesso em: 16 fev. 2023.